projetos

IDEA em Pauta

O IDEA em Pauta é um evento transversal que consiste em um minifestival multilinguagens que se propõe a discutir, a partir de distintas e diversas perspectivas/experiências, algum assunto central. O minifestival compreende diversificada programação cultural, marcada pela heterogeneidade de linguagens artísticas e pela participação de artistas, jornalistas, produtores, pesquisadores que se relacionam com o tema discutido. (Projeto aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura/2015)

SONORA

Programa de Web TV que pretende discutir a cadeia produtiva da música autoral alternativa e sua sustentabilidade em uma mescla de mesa de debate e espetáculos musicais. Artistas, agentes culturais das mais diversas frentes e o público se encontrarão e todo o conteúdo será publicado no canal do YouTube do programa. O público terá acesso livre e gratuito ao conteúdo. (Projeto aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura/2017)

Durante, - Mini Festival de Performance

Simultaneamente, concomitantemente, ao mesmo tempo, tudo ao mesmo tempo agora. "Durante,” é um evento efêmero que reúne artistas contemporâneos para interferirem no espaço para depois se reunirem em um bate papo mediado, com a participação do público, com o claro intuito de discutir a performance como manifestação artística e apresentá-la para o público leigo.

Cansei de ser Indie

Festival múltiplo, que envolve a música popular, a música instrumental e as artes visuais, ocupando diversos espaços culturais belo-horizontinos. Com uma programação pautada na diversidade da música independente brasileira, a iniciativa Cansei de Ser Indie chega à sua 8ª edição afirmando Belo Horizonte, mais uma vez, no roteiro dos festivais de música do Brasil.

SIAN

A Semana IDEA de Artes Negras é um festival dedicado à valorização e à difusão da arte e da cultura negra na cidade de Belo Horizonte. Concebido a partir da indigência de valorizar a pujante produção cultural negro-brasileira e de matrizes africanas, a SIAN se propõe a fortalecer o posicionamento da capital mineira como um dos polos de reflexão sobre a arte negra no Brasil. (Projeto aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura/2015).

Chá com Letras

A iniciativa Chá com Letras tem por objetivo reunir mensalmente pesquisadores e estudiosos para discutir importantes escritores e temas da literatura mundial, sua vida e obra, em um bate papo com o público seguido de um coffee break. A proposta é quebrar o academicismo que circunda a literatura e trazer a arte da escrita para próximo de leitores, dos leigos aos especialistas. (Projeto aprovado na Lei Rouanet/2017)

IDEA em Concerto

O projeto IDEA em Concerto traz à Belo Horizonte diversos grupos e artistas relevantes da música de câmara mineira e de outros lugares do Brasil e do mundo para apresentações comentadas, reunindo um público exigente, atento e recorrente. (Projeto aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura/2017)

Cine IDEA

O Cine IDEA ocupa as quartas-feiras da IDEA Casa de Cultura com programação audiovisual alternativa e gratuita. São exibidos filmes de diversos cineastas contemporâneos, além de clássicos do cinema universal. Após as exibições há roda de conversas - ora com os próprios realizadores, ora com estudiosos e críticos de cinema. Consolidando-se como um cine clube que aproxima o público dos comentaristas, o projeto atrai estudantes, professores, especialistas e apreciadores da sétima arte, que frequentam semanalmente a casa.